Nestlé inaugura Centro de Inovação e Tecnologia em São José dos Campos

Publicado em por pakmatic

 

Nestlé

A Nestlé inaugurou nesta quarta-feira (7/10) um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias, localizado dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), espaço que já abriga representantes de 280 empresas e quatro universidades. Instalado em um espaço de 100m², o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia vai contar com 18 posições de trabalho, sendo 11 para colaboradores Nestlé e sete rotativas para receber parceiros, fornecedores, pesquisadores, estudantes, entre outros profissionais ligados à área de tecnologia e automação.

Formação de novos talentos

O objetivo da Nestlé com esta nova estrutura é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente, inclusive com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital. A nova estrutura fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta “lighthouse” da Nestlé em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.

Jornada 4.0

 

Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril do País e, desde então, a companhia está em uma jornada crescente de inovação e tecnologia. Em 2019, a Nestlé aumentou em quase 80% o investimento em P&D e otimização de produção, com desenvolvimento de machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outros. Atualmente, todas as novas linhas da Nestlé já nascem com conceito 100% de indústria 4.0. “Investimos em frentes que incluem modernização do parque e de processos, a aquisição e desenvolvimento de tecnologias, projetos de automação em unidades e a capacitação dos colaboradores para atuar dentro dessa cultura de transformação digital”, afirma o vice-presidente da área Técnica da Nestlé Brasil, Luis Garcia.

Mudanças nas necessidades dos consumidores com a pandemia

Como fruto desse investimento, a Nestlé já tem apresentado resultados positivos e, desde março, várias unidades da companhia no Brasil atingiram altos níveis de eficiência operacional, tiveram redução de paradas não programadas e recordes de produção. Com isso, a companhia conseguiu gerar novas oportunidades de empresa. Desde abril, houve quase 1,2 mil contratações entre profissionais efetivos e temporários em todo o Brasil e, desse total, 67% são posições operacionais em fábricas. “A indústria 4.0 deu a flexibilidade para a Nestlé conseguir responder rapidamente a mudanças nas necessidades dos consumidores com a pandemia, ajustando, por exemplo, a produção para ampliar volumes em categorias que cresceram e produzir novos formatos. Queremos avançar assim, promovendo inovações que gerem colaboração e transformação positiva para toda a cadeia e para todos os envolvidos”, aponta Luis Garcia.

Desafios inovação

Uma das frentes da Nestlé para impulsionar a colaboração e cocriação de soluções com foco em transformação digital serão desafios de inovação que a companhia vai lançar com chamada para participação de startups, empreendedores e empresas. O objetivo é pensar soluções conjuntas para auxiliar a companhia a melhorar processos em diferentes frentes, que vão das fábricas aos pontos de venda.

Pontos de venda

Nesta quarta-feira, a companhia anunciou a abertura de inscrições para desafios em frentes como o desenvolvimento de experiência de consumo única para o consumidor nos pontos de venda; a diminuição de desperdício, reciclagem pós-consumo e redução de emissões; a criação de uma aplicação com inteligência artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebida; soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo; viabilização de personalização em escala; uma aplicação para identificação de sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho e aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional; soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o mercado; entre outros.

Fonte: https://www.embalagemmarca.com.br/2020/10/nestle-inaugura-centro-de-inovacao-e-tecnologia-em-sao-jose-dos-campos/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*