Tendências para embalagens de produtos

Publicado em por pakmatic

Tendências atuais no desenvolvimento de embalagens de produtos

Já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica. A embalagem é responsável, em grande parte das vezes, pelo primeiro contato do consumidor com o produto. Dessa forma, é ela quem fornece essa primeira impressão. Além da função de conservação do conteúdo, ela deve se adequar a outras questões muito importantes como a atratividade e inovação de seu design.
As tendências no desenvolvimento de embalagens de produtos revelam as mudanças de interesse dos consumidores e seus novos desejos e necessidades. Portanto, em tempos de alta concorrência no mercado, as empresas precisam estar sempre acompanhando tais tendências, a fim de garantir as ofertas mais agradáveis e atrativas aos olhos de seus clientes.
Para garantir a melhor aceitação de sua marca no mercado competitivo, listamos aqui 7 tendências atuais no desenvolvimento de embalagens de produtos. Confira!

A evolução das embalagens

1. Evolução digital
A tecnologia se desenvolve cada vez mais, e sua evolução exerce influência sobre diversos âmbitos da vida profissional e pessoal. Utilizar as possibilidades geradas pela evolução digital como estratégia no momento de desenvolver novas embalagens para seus produtos pode ser uma boa alternativa para gerar maior engajamento do público-alvo. Um exemplo dessa evolução que vem sendo muito aplicado nos últimos tempos é a impressão digital.
A expansão dessa tecnologia está atingindo novos horizontes além das aplicações comuns, oferecendo diversas possibilidades no desenvolvimento de embalagens de produtos. Uma delas é a criação de oportunidades para gerar mais envolvimento do consumidor com a marca, seja em nível local, pessoal ou emocional. As embalagens personalizadas e edições limitadas tendem a conquistar mais o público, por questões de identificação e exclusividade.

2. Embalagem sustentável, orgânica e artesanal

É de suma importância conseguir atender todas as necessidades de seus clientes. O consumidor atual está cada vez mais bem informado, exigente e consciente. Sendo assim, uma ótima alternativa é oferecer embalagens que se mostram soluções eficientes para as questões ambientais.
Embalagens sustentáveis podem permitir, por exemplo, a separação de materiais para facilitar o processo de coleta seletiva e reciclagem. Utilizar embalagens reutilizáveis também ajuda a conquistar mais clientes. Além disso, uma grande tendência para o desenvolvimento de embalagens é apostar em um design artesanal e orgânico. Esses fatores ecológicos são fatores decisivos para compra, principalmente em mercados com preços acirrados.

3. Transparência

Como mencionado no item anterior, o consumidor atual é muito mais rígido. Uma das exigências mais crescentes é a de saber — de verdade e com clareza — a mercadoria que estão comprando. Sendo assim, as embalagens precisam fornecer informações claras e precisas sobre o produto. Mais recorrente no ramo alimentício, está ligada a informar os ingredientes, tabela nutricional e atributos de segurança.
Portanto, é necessário comunicar da forma mais transparente possível os principais dados de seu produto, sem se esquecer de manter essa comunicação clara, com embalagens mais limpas e enxutas, eliminando riscos de confusão.

4. Minimalismo

A premissa de que “menos é mais” se aplica em diversos ramos, principalmente aqueles relacionados a decoração. E não é diferente na área de desenvolvimento de embalagens. Como dito anteriormente, o consumidor exige informações concisas e claras sobre os produtos que compra. Ao mesmo tempo em que é interessante fornecer os dados da mercadoria, a embalagem deve analisada a fim de evitar uma poluição visual. Esse problema pode gerar falhas na comunicação, erros de interpretação e até mesmo rejeição por parte dos clientes.

5. Embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis são uma nova tendência que está se expandindo cada vez mais. Há pouco tempo, elas eram consideradas até mesmo de menor qualidade. Porém, esse estigma não existe mais. Agora, a visão dos consumidores sobre as embalagens flexíveis é de que elas são mais novas e modernas. Portanto, atualmente as empresas tem investido nesse tipo de embalagens de produtos para demonstrar inovação perante o mercado.
Entretanto essa tendência ainda passará por mudanças. É previsto por especialistas que, em um futuro breve, as marcas que se preocupam com a questão da inovação voltarão seus olhos para embalagens híbridas. Ou seja, embalagens que são uma junção estratégica entre materiais rígidos e flexíveis. E as mercadorias embaladas dessa forma serão mais marcantes nas prateleiras, além de serem mais funcionais e oferecerem benefícios ambientais.

6. Tamanhos variáveis

Uma grande tendência de consumo atual é a da exclusividade. Os consumidores gostam de produtos que aparentam ser “feitos para eles”, se adequando a todas as suas preferências, seus gostos e seus hábitos de consumo. E isso se estende até o ramo de desenvolvimento de embalagens de produtos.
Apostar em embalagens com tamanhos variáveis é uma boa maneira de fazer com que o cliente sinta que aquele produto é perfeito para ele. Porém, para investir em toda essa personalização é necessário primeiramente realizar várias pesquisas, a fim de conhecer melhor seu público-alvo, considerando seu cotidiano e as ocasiões em que ele está inserido. Isso pode aumentar a fidelidade dos clientes com sua marca.

7. Embalagens conectadas

Outra tendência relacionada à tecnologia, essa pode ainda parecer distante por não ser muito comum no país. Mas é uma boa aposta para empresas que investem em inovação. Essas novas embalagens estão conectadas por celulares. Porém, são diferentes da geração anterior que contava com QR codes e textos não muito atrativos.
Essa revolução no mundo das embalagens de produtos conta com Bluetooth de baixa energia e comunicação de campo próximo. O ambiente móvel se mostra cada vez mais como uma forma inovadora de envolver os consumidores mais conectados.
Não há como negar que as embalagens de produtos possuem influência direta na imagem de uma marca no mercado. Por isso, os fabricantes devem sempre concentrar uma boa dose de esforços na inovação dessas embalagens. Se manter atento às atuais tendências no desenvolvimento de embalagens e investir na melhor forma de incorporá-las em suas mercadorias é uma ótima estratégia para manter os consumidores envolvidos e fiéis a marca, garantindo assim um bom posicionamento de seu negócio no mercado competitivo.

Fonte: http://twixar.me/YPvn

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