Unilever desenvolve tecnologia que viabiliza reciclagem de sachês

Publicado em por pakmatic

 Reciclagem de sachês

Um dos principais desafios da Unilever para concretizar o compromisso de ter 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025 era encontrar uma solução técnica para a reciclagem de sachês, que correspondem à maior proporção de embalagens plásticas não recicláveis devido ao pouco valor do produto no mercado de reciclagem e das dificuldades em reciclar o material.

Parceiros na indústria

Para solucionar a questão, a Unilever apresenta o CreaSolv Process, tecnologia desenvolvida em parceria com o Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging IVV, da Alemanha, que possibilita a reciclagem de resíduos de sachês. A CreaSolv Process foi adaptada de um método utilizado para separar retardantes de chamas bromados dos polímeros em resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Durante o processo, o plástico é recuperado do sachê para, depois, ser usado para fabricar novos sachês para produtos Unilever – criando uma abordagem de economia circular completa.

“Bilhões de sachês são utilizados uma única vez e descartados no mundo inteiro, acabando em aterros sanitários, em rios ou oceanos. No início deste ano, anunciamos o compromisso de ajudar a resolver a questão por meio de novas tecnologias de reciclagem. Pretendemos fazer com que essa tecnologia seja de fonte aberta e esperamos ganhar escala na tecnologia com parceiros na indústria, para que outras empresas – incluindo nossos concorrentes – possam usá-la”, comenta David Blanchard, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Unilever.

Encontrar uma solução

“O argumento econômico a favor dessa tecnologia é muito claro. Sabemos que, globalmente, perdem-se US$ 80-120 bilhões por ano porque os plásticos não são reciclados adequadamente. Encontrar uma solução representa uma oportunidade enorme.

Acreditamos que nosso compromisso de tornar 100% de nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis apoiará o crescimento do nosso negócio no longo prazo”, completa Blanchard.

A Unilever irá inaugurar uma planta piloto na Indonésia ainda esse ano para testar a viabilidade comercial de longo prazo da tecnologia CreaSolv Process. A Indonésia é um país crítico para o combate aos resíduos, já que gera 64 milhões de toneladas por ano, das quais 1,3 milhão têm como destino o oceano.

A Unilever já tinha se comprometido a reduzir o peso de suas embalagens em um terço até 2020 e a aumentar a utilização de plástico reciclado em suas embalagens em ao menos 25% até 2025.

Fonte: In Press Porter Novelli, 22 de maio de 2017.

Disponível em: https://goo.gl/wbhTpt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*