Cachaça agora é do Brasil e tequila é do México

Publicado em por pakmatic

Foi assinado acordo entre os governos do Brasil e México que estabelece que toda bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil. Com o acordo, a cachaça e a tequila agora terão proteção plena de propriedade e qualidade na comercialização nos dois países.

Segundo o IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, as exportações de cachaça não passam de 1% do volume produzido e isto deve estimular o setor a aumentar os investimentos no mercado mexicano. Além disso, o acordo também deve impedir o uso da denominação “cachaça” por produtores de outros países.

Atualmente, ainda de acordo com o IBRAC, são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional alocadas, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. As microempresas representam 99% deste universo.

O IBRAC estima que a capacidade instalada no Brasil seja de 1,2 bilhões de litros/ano, sendo 70% cachaça industrial e 30% cachaça artesanal (alambique). A cachaça é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo somente para a cerveja. Entre as bebidas destiladas, detém preferência absoluta entre os brasileiros. Seu consumo é quase cinco vezes maior que o do whisky (348 milhões de litros) e da vodca (270 milhões de litros).

Fonte: EmbaNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*