Fim de ano aquece vendas no setor de embalagens

Publicado em por pakmatic

Vendas no setor de embalagens

2017 foi marcado por uma lenta e difícil fase de recuperação econômica. A pouco mais de um mês para o fim do ano, os números dos mais diversos setores ainda são tímidos, porém indicam que, aos poucos, o país começa a voltar para os eixos.

A proximidade das festas de dezembro é positiva para o setor de embalagens. O segundo semestre é, historicamente, o momento em que esse nicho da indústria mais se destaca em função da maior produção física de embalagens que atende a demanda de bens de consumo (alimentos, bebidas, cosméticos, etc.).

Um estudo da ABRE/FGV mostra que o setor conta com um crescimento de demanda a cada quarter do ano, sendo o último trimestre o mais aquecido. Para a cadeia como um todo, o reflexo do Natal acontece já no terceiro trimestre, uma vez que muitas das categorias de produtos são atendidas com média de seis meses de antecedência do momento que chegam ao mercado. Dessa forma, o final do ano atende às últimas encomendas das festas, entregas do verão e mesmo Páscoa, sem contar o abastecimento como um todo, lembrando que nesta época o poder de consumo das famílias é maior.

O aumento de vendas

“O aumento de vendas em épocas específicas é muito importante para o setor. A demanda crescente durante as festas de fim de ano traz esperança em relação ao aquecimento da economia nos próximos meses, o que leva à volta de contratações e capacidade total de nossos clientes, impactando diretamente no volume produzido”, explica Gabriela Nobre, Gerente de Marketing da COIM.

O setor de embalagens em tempos de crise

Em momentos de crise existe uma retração no consumo em geral, como também de bens não duráveis (alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, etc.) que são as principais indústrias usuárias de embalagens. Ocorre ainda uma menor demanda e consequentemente produção física reduzida de embalagens, impactando o todo. O setor costuma apresentar variações – tanto no aumento como na retração da produção – mais amenas se comparadas com a indústria de bens duráveis e semiduráveis. Isso porque cerca de 70% da produção atende ao setor de abastecimento, que é menos dependente de crédito.

Embalagens econômicas

Outro impacto é a procura por embalagens econômicas (maior custo/benefício por quantidade de produto) e por embalagens de porções individuais (menor gasto por compra). Com menos renda, o consumidor tende a buscar opções para economizar (embalagens econômicas) e/ou diminuir a quantidade de produtos (embalagens de pequenas porções) para manter o padrão de consumo alcançado em períodos econômicos mais favoráveis.

Guerra de preços

“A população não deixa de consumir, porém há uma troca em relação à marca de produto. Sentimos esse efeito, pois não sofremos queda no volume de adesivos, somente uma pressão maior em relação aos preços. Nossos clientes não sofreram com o volume, mas sim com a receita, já que as marcas menos premiumcresceram e a guerra de preços ficou mais acirrada”, analisa Gabriela.

Fonte: Thema Relações Públicas & Imprensa, 23 de novembro de 2017.

Disponível em: https://goo.gl/2Ntp63

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*