Mudança nas dinâmicas dos lares brasileiros demanda praticidade

Publicado em por pakmatic

Dinâmicas dos lares brasileiros

A dinâmica das famílias está mudando, com lares cada vez menores e com rotinas mais intensas nos centros urbanos. Dados da Euromonitor indicam que nos últimos 20 anos, houve um aumento de 332% dos lares com somente um morador.

Além disso, a participação das mulheres no mercado de trabalho, que cresceu em 112% no mesmo período, vem reduzindo o tempo disponível delas dentro de casa e exigindo conveniência e praticidade no dia a dia.

Esse cenário está abrindo portas para novas categorias de produtos no formato de snacks e refeições prontas cujas taxas de crescimento projetadas são de 4,2% e 1,4% ao ano até 2021.

Diferenciação entre as marcas

Abre-se, então, espaço para experimentação de produtos que possam endereçar essas novas demandas e as embalagens passam a desempenhar um papel fundamental como diferenciação entre as marcas. Pegue por exemplo o segmento de iogurtes.

Tradicionalmente, a categoria sempre foi vendida em embalagens grandes a fim de oferecer um bom custo benefício para a família toda ou em embalagens menores para crianças comerem com colheres.

Porém, esses formatos tornam-se bastante inconvenientes para o consumo on-the-go, ou seja, na hora de levar e consumir o produto no trajeto para o trabalho ou escola.

No entanto, já existem no mercado inovações que visam trazer essa praticidade para o consumidor.

Um bom exemplo é o lançamento da Danone, Danoninho Para Levar, que traz o mesmo iogurte da marca numa embalagem tipo pouch que contém uma camada de alumínio permitindo que o produto fique fora de refrigeração por até cinco horas – ideal para a lancheira das crianças.

Praticidade de embalagens para o consumidor

E a praticidade precisa ser considerada durante todo o processo de consumo, desde a estocagem até a hora de servir e consumir. Por exemplo, de nada adianta trazer uma refeição pronta deliciosa que pode ser levada ao trabalho, mas que exige que o consumidor leve os utensílios.

A Sodebo ilustra esse exemplo muito bem, a sua Pasta Box oferece ao consumidor uma embalagem que pode ser levada ao micro-ondas e talheres para que o produto possa ser consumido.

É preciso que as empresas pensem em embalagens que tragam a experiência completa.

À medida que os fabricantes dos produtos lutam para manter suas bases de consumidores no período de crise, criar novas ocasiões de consumo é um elemento-chave para manter um desempenho sustentável.

Nesse sentido, oferecer conveniência através das embalagens pode ser um fator de diferenciação.

Disponível em: https://goo.gl/CB3ewH

Fonte: Blog Euromonitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*