Quais materiais podem ser reciclados?

Publicado em por pakmatic

Sabia que não são todas as variações de vidro, plástico, papel e metal que podem ser reciclados? Leia e entenda!

A destinação correta dos resíduos produzidos por nós e sua reciclagem formam um dos maiores desafios que as grandes cidades enfrentam no mundo todo. Uma das maiores dúvidas que as pessoas comuns têm diz respeito a quais materiais podem ser reciclados e quais não possuem essa capacidade.

Ao longo deste textos, vamos responder a esta pergunta e detalhar melhor os tipos de objetos que se encaixam em cada categoria. Confira:

Conheça os materiais recicláveis

De maneira geral, papel, plástico, metal e vidro são os materiais que podem ser reciclados, desde que não contenham nenhum tipo de resíduo orgânico, para garantir a qualidade do produto.

Entretanto, não são todas as variações dos materiais listados anteriormente que podem ser reciclados, existem algumas exceções. Confira:

Metal:

Os materiais que podem ser reciclados são: lata de bebidas e alimentos, tampas de recipientes de vidro, lata de biscoito, bandeja e panela, ferragem, grampo, fios elétricos, chapas, embalagem marmitex, alumínio, cobre, aço e lata de produtos de limpeza.

Embora muita gente não saiba, é possível reciclar latas de aerossóis, pois a Ecolab Ambiental desenvolveu uma máquina que faz a separação dos materiais com segurança, processo no qual é possível separar o gás e o líquido sem causar danos. Antigamente isso não era possível, pois esses materiais são tóxicos e não poderiam estar no mesmo local que os demais metais.

Apesar de pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos e latas de tinta não poderem ser colocadas no mesmo lixo que os demais materiais metálicos, todos eles podem ser reciclados e possuem sua própria logística reversa visando o melhor aproveitamento do material.

Papel:

Você pode reciclar: jornal, folha sulfite, saco de papel, cadernos, blocos de anotação e cartolinas. Porém, não poderá reciclar papel engordurado, carbono, celofane, papel plastificado e parafinado, por exemplo.

Plástico:

Em geral, você pode reciclar: embalagem de alimentos, embalagem de produtos de beleza, embalagem de produtos de limpeza, tampas, brinquedos, peças plásticas, canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, embalagens engorduradas e artigos de cozinha. Deve deixar de fora de sua lista: celofane, embalagem a vácuo, fraldas descartáveis, adesivos, embalagem siliconadas.

Sabe a regra que comentamos há pouco sobre retirar materiais não-recicláveis dos metais? Também vale para o plástico: embalagens engorduradas são recicláveis e de fato são recicladas. O exemplo mais notável são as garrafas de óleo de cozinha.

Vidro:

Você deve separar para reciclagem: copo, frasco de remédio, jarras, garrafa e vidro colorido.

Existem alguns tipos de vidros que não devem ser descartados com os demais, pois possuem coleta, destino e logística diferente dos que citamos anteriormente. Os tubos de TV, lâmpadas e medicamentos, por exemplo, devem ser descartados no local apropriado para o seu recolhimento.

Existem pontos de coleta para a grande maioria desses materiais, inclusive empresas que fazem logística reversa de lâmpadas, farmácias que recebem medicamentos e inúmeras entidades que fazem o recolhimento de eletrônicos. A dica é procurar em sua cidade o local correto de descarte desses tipos de materiais em vez de descartá-los junto com os demais tipos de vidro.

Agora que você não tem mais dúvidas sobre a separação do lixo e como deixá-lo apto para a reciclagem, saiba que fazer sua parte, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que for possível, é essencial para proteger e cuidar do meio ambiente, deixando-o mais limpo para que as gerações futuras tenham um lugar saudável para o seu desenvolvimento.

Fonte: http://twixar.me/LZSn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*