Cientistas brasileiras criam embalagens biodegradáveis e inteligentes na USP

Publicado em por pakmatic

Embalagens Biodegradáveis

Você já deve ter percebido o problema em que o plástico se transformou para o meio ambiente. O material é responsável pela morte de diversos animais marinhos e o alto acúmulo do resíduo já deu origem a verdadeiras ilhas de lixo no Pacífico. Para que esses problemas não continuem se alastrando, pesquisadoras da USP desenvolveram embalagens realmente biodegradáveis para alimentos.

O trabalho das cientistas do Laboratório de Engenharia de Alimentos (LEA) da Escola Politécnica (Poli) da USP busca criar uma embalagem 100% biodegradável, usando matérias-primas de origem vegetal e resíduos agroindustriais. Elas esperam oferecer uma alternativa segura e ecológica ao uso do plástico convencional.

Um dos maiores desafios das pesquisadoras ainda é desenvolver uma embalagem que possua características semelhantes às do plástico filme e um preço competitivo, que possibilite sua produção em larga escala. Até o momento, um material feito a base de amido de mandioca é a maior aposta das cientistas.

Mais do que propor apenas um biomaterial que possa substituir o plástico, o trabalho no laboratório vai além. Segundo o Jornal da USP, uma das pesquisas desenvolvidas prevê a adição de uma substância da casca da uva à embalagem, criando um material que muda de cor em contato com carnes ou peixes que entraram em processo de deterioração. Se bem-sucedido, este deve ser o primeiro filme maleável, 100% biodegradável, e comercialmente viável.

Outra alternativa testada pelo laboratório é investir em um material híbrido, que leve amido de babaçu e polipropileno em sua composição. Com isso, seria possível reduzir de 30% a 40% do lixo gerado, segundo explicou a química Bianca Chieregato Maniglia, responsável pela pesquisa, ao Jornal da USP.

Fonte: encurtador.com.br/cfxI2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*